Culinária com os 1ºs anos
Arte na cozinha
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Aulas de culinária são sempre muito divertidas para as crianças, isso porque elas colocam a mão na massa e podem fazer o que vão comer, o que dá uma sensação de autonomia e independência muito grande. E, se o professor escolher uma receita bastante saborosa e ao gosto dos pequenos, esse momento pode ser ainda mais prazeroso.
Nessas aulas, aprende-se medidas, há incentivo para a alfabetização, já que todos terão que seguir a receita, aprende-se noções de higiene dos alimentos, a experimentar novos ingredientes e a segurança em ambientes como a cozinha.
Conheça algumas dicas que devem ser seguidas durante a aula e a sugestão de algumas receitas de doces, que vão animar ainda mais a aula.
Informe aos pequenos para:
1. Lavar bem as mãos antes de entrar na cozinha (passe noções de higiene ligadas à saúde);
2. Usar um avental de algodão para não sujar a roupa (passe noções de higiene ligadas à aparência);
3. Prender o cabelo ou cobri-lo com um lenço ou boné;
4. Ler a receita com atenção (saliente a importância da concentração para alcançar o objetivo);
5. Verificar se todos os ingredientes estão disponíveis (conscientize a criançada que a atenção é essencial para concluir a atividade);
6. Separar as vasilhas necessárias para o preparo da receita (enfoque a importância da organização);
7. Lavar tudo que foi usado (passe noções de higiene ligada ao meio e ao bem-estar);
8. Deixar a cozinha arrumada depois da atividade;
9. Arrumar o que foi preparado em um prato bem bonito, antes de servir (explique que a boa apresentação é capaz de aguçar o paladar);
10. Contar com a ajuda de adulto para mexer com os utensílios mais perigosos, como faças e outros objetos cortantes (destaque a necessidade de prevenir de acidentes domésticos).
Informe aos pequenos para:
1. Lavar bem as mãos antes de entrar na cozinha (passe noções de higiene ligadas à saúde);
2. Usar um avental de algodão para não sujar a roupa (passe noções de higiene ligadas à aparência);
3. Prender o cabelo ou cobri-lo com um lenço ou boné;
4. Ler a receita com atenção (saliente a importância da concentração para alcançar o objetivo);
5. Verificar se todos os ingredientes estão disponíveis (conscientize a criançada que a atenção é essencial para concluir a atividade);
6. Separar as vasilhas necessárias para o preparo da receita (enfoque a importância da organização);
7. Lavar tudo que foi usado (passe noções de higiene ligada ao meio e ao bem-estar);
8. Deixar a cozinha arrumada depois da atividade;
9. Arrumar o que foi preparado em um prato bem bonito, antes de servir (explique que a boa apresentação é capaz de aguçar o paladar);
10. Contar com a ajuda de adulto para mexer com os utensílios mais perigosos, como faças e outros objetos cortantes (destaque a necessidade de prevenir de acidentes domésticos).
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